VOLTAR

Professor Xukuru toma posse como presidente do Conselho Escolar de Educação Indígena

http://www.cclf.org.br/
10 de Jul de 2008

Na segunda reunião do Conselho Escolar de Educação Indígena (CEEIN), Agnaldo de Souza, professor Xukuru integrante da Comissão de Professores e Professoras Indígenas em Pernambuco (Copipe) foi eleito presidente do órgão responsável por discutir e assessorar tecnicamente ações e projetos de educação escolar desenvolvidos pela Secretaria de Educação junto às comunidades indígenas no Estado. A vice-presidência ficou a cargo de Genilson Marinho, da Gerência de Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (GEDH).

A eleição aconteceu na manhã desta quinta-feira (10 de julho) no auditório da Secretaria de Educação do Governo do Estado. Apesar de ter chapa única, a votação ocorreu secretamente com eleição doscandidatos apresentados no dia 26 de junho, o que demonstra consenso entre os conselheiros. Durante a reunião, ainda foi realizada a apresentação do plano de ação do Conselho, que irá discutir e assessorar tecnicamente ações e projetos de educação escolar desenvolvidos pela Secretaria de Educação junto às comunidades indígenas no Estado.

Na ocasião, a conselheira Eliene Amorim, representante do Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), também apresentou aos demais conselheiros uma análise do contexto da educação escolar indígena no Estado. "Na apresentação, defendi a necessidade de criação da categoria professor/a indígena e da profissionalização destes professores/as através de um programa de formação continuada que leve em conta a especificidade", afirmou a educadora.

Para a próxima reunião, que acontece no próximo dia 18 de agosto, foi deliberado que haverá uma discussão sobre o regimento interno do Conselho.

O CONSELHO - foi criado no dia 19 de abril de 2006, mas até então não havia sido instalado. O anúncio da implantação do Conselho foi realizado no último dia 20 de maio pelo governador Eduardo Campos, na Aldeia Pedra Dágua, em Pesqueira, no Sertão pernambucano, durante a 8ª Assembléia do Povo Indígena Xukuru.

O CEEIN é composto por 24 conselheiros e respectivos suplentes, com a duração do mandato de dois anos. São 10 representantes dos povos indígenas de Pernambuco; além de dois membros da Copipe e dois da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME).

Também compõe o conselho entidades não-governamentais e governamentais: Fundação Nacional do índio - FUNAI; Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF); Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE); e Conselho Indígena Missionário (CIMI-NE).

Na representação da Administração Pública são: dois membros da SE; e um integrante das secretarias da Fazenda; Planejamento; Administração e do Conselho Estadual de Educação (CEE).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.