VOLTAR

Professor da Unesp publica em livros sobre povos indígenas

Unesp - http://unesp.br/
16 de Dez de 2013

Coletâneas reúnem visões da etnobiologia, saúde e consumo de álcool entre povos indígenas

O professor Laércio Fidelis Dias, do Departamento de Sociologia e Antropologia (DSA) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp, Câmpus de Marília, teve publicado em 2013, dois artigos sobre suas pesquisas com Povos Indígenas do Uaçá, no extremo norte do estado do Amapá. Livros foram publicados em agosto e novembro, e cada um conta com artigo do docente.

A coletânea "Etnobiologia e Saúde de Povos Indígenas", organizado por Moacir Haverroth e lançado em agosto, reúne textos de vários pesquisadores sobre saúde indígena e relação que esta população estabelece com o meio ambiente, com foco nos aspectos culturais e étnicos, a etnobiologia. Dias contribui com o artigo "Uso de plantas medicinais nos cuidados com a saúde entre as populações indígenas do Uaçá". A publicação é do Núcleo de Publicações em Ecologia e Etnobotânica Aplicada (NUPEEA), do Recife(PE), foi realizado com apoio financeiro do Instituto Brasil Plural.

A segunda coletânea, intitulada "Processo de Alcoolização Indígena no Brasil: perspectivas plurais", organizada por Maximiliano Loiola Ponte de Souza, integra a Coleção Saúde dos Povos Indígenas, descrevendo e analisando as características específicas dos diversos modos de uso de álcool em diferentes povos indígenas brasileiros. Os capítulos mostram ao leitor contextos bastante distintos: dos indígenas do Alto Rio Negro e da região do Uaçá, na Amazônia, aos Kaingang e Mbyá-Guarani, no sul do país, passando pelos Pankararu do Nordeste, os Bororo do Centro-Oeste, os Maxakali de Minas Gerais e os Guarani de Angra dos Reis (RJ).

Publicado em novembro, Laércio Dias teve seu artigo "Consumo de Bebidas Alcoólicas entre os Povos Indígenas do Uaçá" incluído na coletânea, realizada pela FIOCRUZ, do Rio de Janeiro.

Laércio Fidelis Dias graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Obteve o grau de Mestre e Doutor em Antropologia Social também pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do DSA da Unesp de Marília e desenvolve pesquisa na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Saúde e Médica, atuando nos temas "itinerário terapêutico", "transição da saúde" e "bebidas alcoólicas".

http://unesp.br/portal#!/noticia/12879/professor-da-unesp-publica-em-li…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.