VOLTAR

Proecotur capacitará em ecoturismo na Amazônia

Ministério do Meio Ambiente - www.mma.gov.br
21 de Jun de 2004

O Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur) lançou edital para contratar uma empresa para elaborar e ministrar 45 cursos, em quinze áreas de atuação do Programa, em todos os estados da Amazônia Legal.

Os cursos estão inseridos dentro do componente de Fortalecimento Institucional do Programa, que tem entre suas atividades a capacitação profissional dos diversos segmentos que compõe a cadeia do ecoturismo nos municípios integrantes do Programa. O objetivo é elevar a atratividade e a competitividade dos serviços e produtos oferecidos aos visitantes.

Na primeira etapa do processo de capacitação, que começa já em agosto, serão ofertados cursos de Qualidade no Atendimento aos Visitantes, Condução de Visitantes e Planejamento e Gestão de Empreendimentos Ecoturísticos.

A meta é capacitar 1,4 mil pessoas de toda a região amazônica, entre empreendedores e profissionais do setor turístico/ecoturístico (hospedagem, alimentação e entretenimento), guias locais, estudantes, barqueiros, operadores de turismo, membros de comunidades tradicionais e de associações, taxistas, artesãos e outros que trabalham diretamente no atendimento aos visitantes.

Como muitas comunidades da Amazônia contam com pouco ou nenhum acesso à informação e capacitação profissionalizante em turismo/ecoturismo, será preciso que os cursos adotem metodologias pedagógicas diferenciadas, envolvendo atividades práticas e dinâmicas na aplicação dos conteúdos e utilizando linguagens adequadas e mídias diferenciadas, como cartilhas, programas de rádio, tv e vídeo.

Os conceitos trabalhados serão orientados por princípios de sustentabilidade ambiental, social e econômica e, além de estimular o planejamento e a gestão participativa, deverão levar em consideração a realidade da atividade ecoturística local.

Consórcios e empresas que comprovem experiência na execução de projetos e serviços de formação e educação profissionalizante em turismo, e/ou ecoturismo, e/ou hotelaria, em especial nos estados integrantes da Amazônia Legal e também, na elaboração e produção de material didático/pedagógico voltado para o turismo e ecoturismo poderão concorrer à concorrência pública.

As propostas encaminhadas serão abertas no dia 17 de julho, às 15h, na sede do PNUD, em Brasília. Mais informações em www.pnud.org.br/licitações.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.