VOLTAR

Produção local une empresa e governo

GM, Saneamento & Meio Ambiente, p. A10
03 de Jun de 2004

Produção local une empresa e governo

O Grupo Pão de Açúcar deverá firmar hoje um compromisso com o Ministério do Meio Ambiente pelo qual as partes se obrigam a juntar forças para incentivar a produção e a comercialização de mercadorias elaboradas por grupos e organizações que orientem a sua produção pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Ou seja, que contribuam para a geração de riqueza das comunidades e que permitam a fixação das pessoas em seus locais de origem, mediante a promoção do desenvolvimento com inclusão social e responsabilidade ambiental.
O acordo foi motivado pelo êxito do programa Caras do Brasil, lançado pelo Grupo Pão de Açúcar em agosto do ano passado e que introduziu, nas prateleiras de oito supermercados da rede, produtos elaborados por grupos e organizações cujas atividades estão orientadas pelos princípios do desenvolvimento local sustentável.
Pelo programa, alimentos, produtos de beleza e peças artesanais de todo o Brasil são levados aos grandes centros consumidores, como meio de estimular e prestigiar a diversidade cultural brasileira. Entre outros objetivos, a iniciativa visa a apoiar as comunidades menos favorecidas e difundir o uso de produtos ecológicos, além de possibilitar aos fornecedores o aprimoramento e a profissionalização de suas atividades.
Segundo a empresa, em menos de um ano já foram comercializadas mais de 26 mil peças produzidas por comunidades de todo o Brasil. Ao todo, o programa conta com 41 fornecedores cadastrados, de 16 estados. A idéia é de que esse número se amplie ainda mais, afirma Beatriz Queiroz, gerente responsável pelo projeto. "A expansão depende da capacidade dos produtores e da adesão de novos parceiros. Estamos com inscrições abertas às comunidades de todo o país". O site www.carasdobrasil.com.br http://www.carasdobrasil.com.br traz informações sobre requisitos básicos para participação no programa.
Por meio do Caras do Brasil, a empresa espera suprir um dos principais problemas de organizações civis que possuem atividade produtiva, a comercialização. A parceria com o Ministério do Meio Ambiente deverá contribuir para esse objetivo, uma vez que o programa contará agora com projetos de parceiros integrantes de programas apoiados pelo ministério.
"O acordo representa um esforço para integrar as diversas partes, de forma que as informações sejam compartilhadas entre os agentes e que cada um contribua com sua área de excelência", afirma Beatriz Queiroz.
Os principais beneficiários serão os pequenos produtores, mas empresas bem organizadas e estabelecidas também poderão participar do programa. O seu sucesso permitiu a expansão para novas lojas. Até o final do ano, serão 10 lojas em São Paulo e mais 10 unidades no Rio de Janeiro.
O Caras do Brasil foi apresentado no dia 10 de dezembro em Belo Horizonte, a convite do Global Compact Forum, da ONU. O Global Compact é uma iniciativa internacional que busca unir empresas, agências multilaterais e sociedade civil no apoio a ações nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho e Meio Ambiente, de modo a contribuir para consolidar uma economia global sustentável.

GM, 03/06/2004, Saneamento & Meio Ambiente, p. A10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.