VOLTAR

Procuradoria investiga efeitos do garimpo na Terra Indígena Yanomami

ISA
07 de Jan de 1999

Objetivo é verificar danos ambientais na área.

A Procuradoria da República do Estado de Roraima instaurou, através da Portaria no 35, de 10 de dezembro de 1998, publicada no Diário da Justiça de 17 de dezembro de 1988, procedimento administrativo com o intuito de investigar a ocorrência de danos ambientais na Terra Indígena Yanomami, em razão de prática ilegal de garimpagem, atividade que se utiliza de aviões clandestinos que fornecem aos garimpeiros transporte, mantimentos e combustível para sustentar o garimpo.

Este procedimento foi deflagrado pelo procurador da república Eduardo André Lopes Pinto, em razão das denúncias relatadas pela Operação Yanomami/98, que constatou a ocorrência da atividade clandestina. O procurador solicitou à Funai que proceda a visita técnica, juntamente com membros do Ministério Público Federal, nas áreas afetadas, para realizar laudo técnico de avaliação de impacto ambiental causado pelo desmatamento que o garimpo clandestino vem causando na região, para fins de futura indenização aos Yanomamis.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.