VOLTAR

Procuradora instaura processo para investigar a presença de turistas em terra Yanomami

Boletim CCPY - Comissão Pró-Yanomami, edição nº 10
Autor: Vanessa Brito
02 de Jan de 2005

Está em fase de investigação a denúncia acatada pela Dra. Deborah Macedo Duprat de Britto Pereira, procuradora regional da República da Sexta Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, sobre a presença de turistas brasileiros e estrangeiros em terra Yanomami, ocorrida há cerca de seis meses. A denúncia foi feita pela antropóloga Maria Inês Smiljanic Borges e gerou a instauração de processo investigativo. Em 24.11.00, o Ministério Público Federal enviou o ofício no 460/2000 à Funai, no qual solicita esclarecimentos sobre a denúncia. Até o momento, não foi obtida resposta.

A investigação vai levantar informações para concluir se houve negligência do posto da Funai próximo à área ou co-responsabilidade de algum funcionário, permitindo a entrada de turistas em terra Yanomami. Medidas preventivas para evitar invasões de terras indígenas por turistas poderão ser definidas pelo processo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.