VOLTAR

Procurador quer prazo para índios deixarem terras

O Globo, O Pais, p. 4
16 de Jan de 2004

Procurador quer prazo para índios deixarem terras
Lula manda presidente da Funai a MS para resolver situação

Paulo Yafusso
Especial para O GLOBO

O procurador da República em Dourados, Ramiro Rockenbach da Silva, deve entrar hoje com recurso contra a decisão do juiz federal Odilon de Oliveira que, na quarta-feira, deu três dias de prazo para que os índios guarani-caiová desocupem as fazendas invadidas em Iguatemi e Japorã, no Sul de Mato Grosso do Sul. Rockenbach pedirá um prazo maior para que a Funai cumpra o mandado de reintegração de posse e retire os índios das áreas invadidas.

Rockenbach reúne-se nesta manhã com a Funai para discutir o recurso judicial. No período de 22 de dezembro do ano passado até o último dia 7, os índios invadiram 14 fazendas e sítios.

O presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, também estará hoje no estado para tentar resolver a questão, por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pereira vai se reunir com o governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, em Campo Grande, e depois deverá ir à região do conflito para conversar com os índios.

Ontem de manhã, o procurador Rockenbach e o chefe do Patrimônio Indígena e Meio Ambiente da Funai de Amambai, Cleomar Vaz Machado, estiveram na região do conflito para comunicar a decisão do juiz Odilon de Oliveira.

- Os índios ficaram indignados e apreensivos com a decisão, e avisaram que vão reagir - afirmou Cleomar.

Os líderes indígenas entregaram ao procurador uma pauta de reivindicações que deve ser encaminhada ao Judiciário e às autoridades públicas. A principal delas é a demarcação das terras indígenas no estado.

O Globo, 16/01/2004, p. 4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.