VOLTAR

"Processo de savanização da Amazônia já começou"

Isto É - https://istoe.com.br/
09 de Ago de 2021

Em entrevista, Antonio Nobre, pesquisador do Inpe, afirma que, com avanço do desmatamento, áreas da floresta já dão sinais de que ultrapassaram o chamado ponto de não retorno, com consequências para o clima global.Num momento em que o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alerta para graves e "irreversíveis" impactos do aquecimento global, o clima no Brasil dá sinais de mudanças profundas, com neve caindo no Sul, secas nas áreas de agricultura do Centro-Oeste e a Floresta Amazônica já emitindo mais CO2 do que absorve.

Em entrevista à DW Brasil, o cientista Antonio Donato Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), fala sobre o o chamado tipping point, ou ponto de não retorno da floresta, quando ela perde a capacidade de se recuperar - o que os cientistas chamam de processo de savanização.

"As florestas remanescentes na porção leste da Amazônia, locus do pior desmatamento, no chamado arco do fogo, já apresentam sintomas de haverem cruzado o tipping point clima-vegetação, com áreas imensas mostrando o processo de savanização", afirma.

Nobre também fala sobre a relação entre as mudanças climáticas e os poderosos rios voadores que trazem chuva para as áreas ao sul da Amazônia e as recentes temperaturas baixíssimas no Sul do país.

DW Brasil: Seu irmão, o cientista Carlos Nobre, estima nos estudos dele que a Amazônia atingirá o chamado tipping point, ou ponto de não retorno, com 25% de destruição da floresta. Estamos na beira dos 20%, e já há sinais preocupantes. Que momento é esse que estamos vendo agora?

Antonio Donato Nobre: A Amazônia cobre mais de 7 milhões de km², tem um bioma constituído de muitos e vastos ecossistemas. O que observamos é uma confirmação de previsões feitas décadas atrás, iniciando no final dos anos 70. As florestas remanescentes na porção leste da Amazônia, locus do pior desmatamento, no chamado arco do fogo, já apresentam sintomas de haverem cruzado o tipping point clima-vegetação, com áreas imensas mostrando o processo de savanização. Estamos no inicio do processo, que se acelera devido ao avanço do desmatamento e da degradação florestal.

Qual seria a consequência disso para a Amazônia e para o clima global?

https://istoe.com.br/processo-de-savanizacao-da-amazonia-ja-comecou/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.