VOLTAR

PRÓ-CUSTEIO: Comunidades indígenas recebem os benefícios hoje

Brasilnorte -Boa Vista-RR
01 de Out de 2002

As primeiras comunidades indígenas atendidas com o programa serão Pacaraima, Normandia, Amajari e Uiramutã
O Governo do Estado de Roraima entrega hoje, na localidade da Placa (Contão), o programa Pró-Custeio, contemplando as comunidades indígenas dos municípios de Pacaraima, Normandia, Amajari e Uiramutã.
Serão beneficiadas 173 comunidades atendendo mais de mil famílias que de uma forma ou de outra, não têm condições de desenvolver uma atividade econômica rentável.
"O Pró-Custeio indígena funciona como o Vale Alimentação do homem do campo e os indígenas fazem parte deste contexto, porque entendo que tanto o indígena como o não-indígena devem ter os mesmos direitos", ressalta o governador Flamarion Portela.
A entrega será feita pelos secretários de Agricultura, Marcelo Andrade e o do Índio, Orlando de Oliveira Justino. "O Governo de Roraima está promovendo a maior distribuição de renda já vista nesta terra", comenta Andrade.
Mudança
O tuxaua licenciado da comunidade do Contão, Jonas Marcolino, ressalta que hoje os indígenas vivem uma realidade de mudança, mesmo porque, o Governo do Estado nos últimos anos e principalmente neste últimos meses, vem dando uma atenção especial aos indígenas coisa que, segundo Marcolino, não acontecia.
"Com certeza estas ações do Governo do Estado estão contribuindo para que o indígena saia do marasmo e obscuridade em que se encontra e que possa ser visto, como pessoa capaz de produzir bastando para tanto, que se dê condições como o Pró-Custeio", enfatiza.
O secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcelo Andrade disse que o programa deverá atender 176 comunidades indígenas que devem adquirir implementos agrícolas ou sementes dependendo das suas reais necessidades.
"O agricultor indígena, como outro qualquer, tem a livre iniciativa de comprar aquilo que lhe for necessário", explica o secretário.
Já, Orlando Justino, secretário do Índio, disse que as comunidades indígenas do Norte de Roraima estão saindo das incertezas e partindo para uma realidade absolutamente concreta quando vão ter em mãos os recursos necessários para impulsionar uma atividade econômica rentável.
"Hoje nós estamos assistindo um fato real que antes não existia. Parece um sonho, mas é uma realidade palpável que nos dará uma nova forma de agir e pensar. O Pró-custeio vai dar condições a estas pessoas de produzirem tornando a vida dos indígenas mais digna ", finaliza.
De acordo com a coordenação do programa outras localidades serão atendidas dentro de uma programação preestabelecida de acordo com recursos disponíveis e o calendário determinado pela coordenação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.