VOLTAR

Primeiros Professores Yanomami são aprovados em concurso

CCPY-Comissão Pró-Yanomami -Boa Vista-RR
19 de Jan de 2005

Um grupo de 16 professores Yanomami foi aprovado no concurso realizado pela Secretaria de Educação de Roraima para o preenchimento de 214 vagas para docentes de Língua Indígena. Além dos Yanomami, concorreram professores das etnias Waiwai, Yekuana, Makuxi e Wapixana. As provas objetivas foram aplicadas no dia 5 de dezembro 2004. O processo seletivo foi concluído em 2 de janeiro de 2005 com a entrega de documentos de título.

O resultado deverá ser anunciado oficialmente em breve. Apesar deste sucesso, os professores indígenas continuam inseguros quanto à sua contratação. Nenhum representante do Núcleo de Educação Indígena da Secretaria de Educação do estado de Roraima deu sinais de que vai cumprir essa promessa que foi feita ainda na administração anterior. Em julho de 2004, a ex-secretária estadual de Educação, Lenir Veras, havia garantido a contratação de professores Yanomami aprovados a partir de janeiro de 2005.

No entanto, a crise instalada no governo estadual em 2004 mudou a configuração política do Executivo de Roraima, com o retorno ao cargo do ex-governador Ottomar Pinto, substituindo o governador Flamarion Portela. Apesar de o processo seletivo não ter sido interrompido, a incerteza sobre as contratações é hoje a maior preocupação dos professores concursados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.