Ibama
21 de Ago de 2003
O Ibama decretou hoje estado de Alerta Vermelho no Parque Nacional do Araguaia depois de constatada a presença de focos de calor no interior da unidade. Equipes do Prevfogo já estão providenciando o combate ao incêndio que ocorre em área indígena no interior da unidade.
A Floresta Nacional de Carajás continua em Alerta Vermelho: cinco equipes de combate a incêndio realizam trabalho minucioso de rescaldo na área. Permanecem na área 80 combatentes, distribuídos em duas bases no platô. As equipes contam com um helicóptero da CVRD, três utilitários, dois caminhões pipa, motobombas, bombas costais, mangueiras, piscina de 11 mil litros, barracas, moto-serras etc.
Nove unidades de conservação do Ibama estão sob Alerta Amarelo. São elas: Estação Ecológica de Iquê (MT), Parque Nacional da Serra do Cipó (MG), Parque Nacional Restinga de Jurubatiba (RJ), Reserva Biológica do Tapirapé (PA), Reserva Biológica do Guaporé (RO), Floresta Nacional Bom Futuro (RO), Reserva Biológica do Jarú (RO), Parque Nacional de Pacaás Novos (RO) e Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba (TO).
Ontem, a passagem do satélite NOAA-12 pelo território brasileiro registrou a presença de focos de calor nos limites do Parque Nacional de Brasília (DF), na Floresta Nacional de Brasília (DF) e na Estação Ecológica de Serra das Araras (MT). O Parque Nacional de Serra da Canastra (MG) sai do Alerta Amarelo com a extinção, pela chuva, de um incêndio provocado por descarga elétrica.
Estão sob Alerta Verde as terras indígenas de Kanela-Buriti Velho e Porquinhos-Aldeia Chinela (MA), Kadiweu (MS), Aripuanã, Erikbaktsa, Santana, Sarare, Serra Morena e Uirapuru (MT), Rio Candeias, Rio Cautario, Rio Muqui, Rio Omere, Zoro e Uru-Eu-Wau-Wau (RO), Inawebohona (TO).
(-Ibama-Brasíla-DF-21/8/03)
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.