VOLTAR

Pressa no Sao Francisco

JB, Pais, p.A6
14 de Jan de 2005

Pressa no São Francisco
Obras para transposição do rio começam em abril
Gisele Teixeira
O governo resolveu acelerar as ações que tornarão viável a transposição do Rio São Francisco, um megaprojeto orçado em R$ 4,5 bilhões, discutido há mais de cem anos e que pode tornar-se a principal obra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2005. E também um palanque ideal para a eleição de 2006.
Ontem, quatro ministros foram escalados para detalhar a iniciativa a dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (Contag), em Brasília. A entidade teme que a transposição beneficie só os grandes produtores e a monocultura voltada para exportação.
- Mas queremos discutir o assunto e, como o governo, temos pressa - disse Manoel dos Santos, presidente da Contag.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, foi o responsável por explicar aos trabalhadores que este é um ''um investimento público enorme e estratégico para o governo''. E disse que Lula não permitirá ''que o benefício que a água traz para o processo produtivo se traduza em concentração fundiária, como outras experiências no país''.
Segundo o ministro interino da Integração Nacional, Pedro Brito, as obras devem começar em abril. E o prazo pode até mesmo ser cumprido. Depois de um 2004 cheio de conflitos, o governo começa a desatar os nós que impediam o início de fases importantes do projeto, como as audiências públicas, que atrasaram o cronograma.
A primeira discussão com a sociedade civil, sobre os impactos ambientais da obra, está marcada para o dia 15, em Fortaleza (CE). Outras sete audiências serão realizadas no Nordeste, até 2 de fevereiro.

JB, 14/01/2005, p. A6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.