VOLTAR

Presos nove sem-terra em conflito em Itabuna

O Estado de S. Paulo (São Paulo - SP)
15 de Abr de 2000

Militantes do MST entraram em conflito com policiais militares na região de Itabuna, na capital baiana. Uma barreira parou o ônibus em que os militantes viajavam, em direção a Porto Seguro (BA), para participar de eventos paralelos às comemorações dos 500 anos do país. Nove deles foram presos e dois estudantes de Barcelona, que estavam visitando o assentamento do MST, foram detidos.

Em Pernambuco, índios de oito povos diferentes participaram de manifestações contrárias aos festejos dos 500 anos. O ato contou com o apoio de partidos políticos, de movimentos populares, da Igreja e da CUT. Algumas das denúncias feitas pelos índios diziam respeito à falta de pagamento de indenizações às terras dos Truká, à seriedade na demarcação das terras dos Pankararu e à punição para o assassinato da liderança Xukuru, o cacique Chicão.

Os Ministérios Públicos da Bahia e do Distrito Federal investigarão a participação do ministro do Esporte e Turismo, Rafael Greca, na invasão da terra indígena dos Pataxó, Coroa Vermelha, onde policiais militares destruíram o monumento em construção pelos índios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.