VOLTAR

Presidente da Funai viaja ao Mato Grosso do Sul em missão de paz

Site da Funai
15 de Jan de 2004

O presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, viajará amanhã (16), ao Mato Grosso do Sul, para buscar uma solução pacífica do conflito de terras, que envolve o povo indígena Guarani-Kaiwá. A missão de paz do presidente do órgão indigenista começa com uma reunião com o governador do MS, Zeca do PT, na qual será discutida a criação de um comitê coordenado pelo Ministério da Justiça, para debater uma solução para o conflito. Da reunião, participam o diretor de Assuntos Fundiários da Funai, Artur Nobre Mendes, e a antropóloga Ruth Henrique, além de representantes do Incra e do próprio governo estadual.

Desde 22 de dezembro passado, os Guarani-Kaiwá ocuparam cerca de 1.250 hectares de terras do Mato Grosso do Sul, adquiridas há mais de 50 anos por fazendeiros. A decisão da Justiça determinou a reintegração de posse das fazendas e deu o prazo de três dias para saída dos índios. Após a reunião com o governador do estado, o presidente da Funai irá à região do conflito conversar com as lideranças indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.