VOLTAR

Presidente da Funai tenta libertar refém

O Estado de São Paulo (São Paulo-SP)
Autor: Joao Naves de Oliveira
25 de Mar de 2000

Os Terena da aldeia Buriti mantêm refém o historiador da Funai de Brasília, Rogério Alves Rezende, e o assessor da imprensa do órgão em Campo Grande, Geraldo Ferreira Duarte, há três dias. Eles estão revoltados porque, apesar de denunciarem que perderam 8 mil hectares da aldeia pra fazendeiros brancos da região, o relatório apresentado pelo historiador conclui que as terras reivindicadas pelos índios não existem. Desse modo, eles exigem a presença do presidente da Funai, Carlos Frederico Marés de Souza Filho, na aldeia. Caso isso não se concretize, eles ameaçam invadir as fazendas vizinhas e expulsar os fazendeiros.
Marés, embora tenha afirmado que não iria negociar enquanto houver reféns em poder da tribo, irá receber na sede da Funai em Campo Grande os líderes Terena a fim de resolver os problemas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.