VOLTAR

Presidente da Funai recebe índios Xicrim do Pará

Site da Funai
Autor: (Simone Cavalcante)
29 de Out de 2002

Um grupo de índios Xicrim das aldeias Catete e Jujecô, situadas na Terra Indígena Catete, no Pará, estão em Brasília para uma audiência com o presidente da Funai, Artur Nobre Mendes. Segundo o cacique Bepkaroti, da aldeia Catete, eles vieram conversar sobre a possibilidade do órgão indigenista intermediar o pedido de aumento das indenizações pagas pela Companhia Vale do Rio Doce à Associação indígena Bepnoi. A reunião será logo mais, às 10h, e o cacique espera também a participação de um representante da companhia.

Bepkaroti afirmou que os Xicrim, cerca de 1.100 índios, recebem 55 mil reais mensais para as despesas de toda a comunidade e 44 mil para a Associação Indígena, que cuida da saúde indígena, da produção da castanha do Pará e da manutenção dos seis veículos pertencentes às duas comunidades. Para os índios, o total das indenizações é insuficiente, pois eles estão com dívidas junto ao comércio das cidades vizinhas e estão perdendo o crédito.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.