VOLTAR

Presidente da Funai participa de reunião na capital colombiana

Site da Funai
Autor: (Ana Paula de Souza).
13 de Out de 2003

O presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes viaja nesta quarta-feira (15) para Bogotá, na Colômbia, onde participará da VII Reunião da Comissão de Vizinhança Brasil-Colômbia, um importante foro de coordenação política entre os dois países. A reunião ocorrerá entre os dias 16 e 17 de outubro. A delegação brasileira será chefiada pelo Secretário Geral das Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães.

Na ocasião, um dos temas da reunião será sobre assuntos étnicos. Para tal, será formada uma mesa indígena binacional que discutirá os seguintes temas: acesso aos serviços de educação e saúde, proteção integral a infância indígena e o intercâmbio de experiências em matéria de formação de professores indígenas, metodologias de ensino e formação técnica.

A reunião será divida em duas subcomissões, uma de assuntos fronteiriços e outra de assuntos econômicos e comerciais. A primeira subcomissão vai tratar de assuntos nas áreas de saúde, cooperação técnica e discussões étnicas. Na área de saúde serão propostos um projeto de fortalecimento da capacidade de vigilância e controle sanitário na área da fronteira Brasil-Colômbia, a ampliação da Rede de Telemedicina e a assinatura de um convênio binacional para prestação de serviços de saúde. Para os assuntos de cooperação técnica serão discutidos um programa para a restituição de direitos: atenção a menores infratores ou contraventores em centros de reeducação, prevenção da prostituição infantil na zona de fronteira e um programa de segurança alimentar.

Finalmente a segunda mesa irá tratar de assuntos como álcool combustível, projeto siderúrgico, projeto de convênio para facilitação do comércio na zona de fronteira, negociações comerciais bilaterais e regionais, transporte e infra-estrutura.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.