VOLTAR

Presidente da Funai participa das comemorações dos 20 anos da Atix, no Parque do Xingu (MT)

Fundação Nacional do Índio - Funai - www.funai.gov.br
18 de Set de 2015

A aldeia Moygu, do povo Ikpeng, foi o local escolhido para a realização da festa que celebra os 20 anos da Associação Terra Indígena do Xingu (Atix). Além das 16 etnias que vivem no Parque do Xingu, representantes de outros 20 povos estiveram presentes às comemorações.

Na quinta-feira (17), o presidente da Funai, João Pedro, participou do evento. Na ocasião, os representantes indígenas apresentaram diversas demandas relacionadas à regularização fundiária, segurança e fiscalização do território, apoio a projetos produtivos sustentáveis e reestruturação da Funai na região.

O presidente da Atix, Yakari Kuikuro, relatou a dificuldade que os indígenas vêm enfrentando com relação à segurança no Parque, devido à pressão de terceiros nas áreas circunvizinhas. "As lideranças tiveram a oportunidade de falar suas preocupações, a situação terrível que tá ocorrendo aqui dentro do Parque. Eu queria reforçar que estamos precisando da Funai, precisamos fortalecer a CR Xingu. Têm muita demanda dos povos aqui dentro e a CR não tem condição de atender todo mundo. No entorno do território, estamos ajudando fazendo o monitoramento da terra indígena, pois a CR não tem condições de cuidar sozinha e nossa organização, a Atix, está ajudando. Sempre a gente tá lutando para preservar a cultura."

João Pedro assegurou que irá dispensar atenção especial às reivindicações indígenas e assumiu o compromisso de construir uma agenda de trabalho sobre o Xingu para 2016, visando solucionar as pautas apresentadas. Como alternativa na busca de recursos para implementar mais ações e programas, sugeriu uma articulação com o Legislativo para elaboração de emendas parlamentares direcionadas à região. Também garantiu que a Funai irá se dedicar para fortalecer a Coordenação Regional do Xingu.

"Temos que cuidar dessa terra que é um marco na história do indigenismo brasileiro. Aqui vivem 16 etnias e esses povos precisam e merecem viver em paz. Essa pressão na fronteira das suas terras é inaceitável. E o mais grave é a intimidação. Temos que construir um ambiente de conversa para fortalecermos todos os povos que vivem no Parque. Quero aqui dizer do meu compromisso com as questões que vocês colocaram", afirmou.

Durante a comemoração, ocorreram apresentações de dança, corrida e demonstração do uso de arco e flecha.

Além da participação nos 20 anos da Atix, João Pedro realizou uma visita à aldeia Yawalapiti. O motivo foi prestar solidariedade ao povo pelo falecimento da liderança Pirakuman Yawalapiti, no dia 21 de agosto, por complicações cardíacas. "Estou abraçando com muita solidariedade a todos vocês e fundamentalmente os parentes de uma das grandes lideranças dos povos do Xingu que nos deixou. Quero compartilhar com vocês dessa dor e quero deixar minha solidariedade aos familiares, filhos, esposa, irmãos, a todos vocês que vivem aqui."

http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/3435-presidente-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.