VOLTAR

Presidente da Funai inaugura escola indígena Tiriyó

Site da Funai
Autor: (Vanessa Silva)
16 de Set de 2002

O presidente da Funai, Artur Nobre Mendes, chega hoje em Macapá (AP) para inaugurar, amanhã (17), a Escola Estadual São Francisco, dos índios Tiriyó, localizada no Parque do Tumucumaque, divisa do Pará com o Suriname. A construção da escola é uma iniciativa dos índios Tiriyó que, por intermédio da Funai, pediram uma compensação à introdução do Sistema de Vigilância da Amazônia na área. O Sivam utilizou matérias-primas da comunidade para a construção de um posto de vigilância no Parque. A verba doada pelo Sistema custeou a construção de uma escola com cinco salas de aula e quatro banheiros, e que atenderá a 300 alunos Tiriyó de 1o a 4o série.

Os recursos para a aquisição de móveis novos e construção de outras instalações - biblioteca, sala de informática e lanchonete - serão negociados posteriormente entre a comunidade indígena e o Governo do Amapá, responsável pela jurisdição do Parque do Tumucumaque.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.