VOLTAR

Presidente da Funai defende direito de índio explorar riquezas nas reservas

Radiobrás-Brasília-DF
Autor: Paula Menna Barreto
15 de Abr de 2004

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, defendeu hoje a criação de uma lei que autorize os índios a explorar as riquezas minerais encontradas nas reservas. "Muitas comunidades indígenas estão confinados em terras, sem condições físicas para produzir o próprio sustento", alertou Pereira.

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Funai disse ainda não ter informações conclusivas sobre o confronto entre índios e garimpeiros na reserva indígena Roosevelt, em Rondônia. "Muitos dos possíveis mortos podem ser até vítimas de confrontos entre os próprios garimpeiros", explica o antropólogo.

Ontem de manhã, líderes do Sindicato dos Garimpeiros de Espigão D'Oeste disseram à Polícia Federal que um grupo de 20 homens invadiu a reserva no domingo e encontrou, em dois locais, 17 corpos. Na manhã de hoje, a PF intensificou as buscas na região com um helicóptero, um avião e 30 agentes.

O vice-presidente da Funai, Roberto Lustosa, teme um novo conflito entre garimpeiros e índios. "Esse grupo que invadiu a reserva corre um risco muito alto. Eles dizem que estão fortemente armados. Se houver o confronto, haverá muito mais mortes", prevê Lustosa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.