VOLTAR

Presidente da Funai checa conflito de índios no Juruá

A Tribuna-Rio Branco-AC
06 de Jun de 2003

O conflito entre índios brasileiros e peruanos na região do Alto Juruá será discutido hoje pelo presidente da Fundação Nacional do Índio - Funai, Eduardo Aguiar Almeida. Ele se encontra no Acre desde ontem. O principal motivo da visita é a questão do conflito entre índios Ashaninkas e Amawavas, que, segundo informações ainda não oficiais, já teria feito mais de 50 vítimas.

A reunião vai acontecer na terra indígena do Amônia e vai contar também com a presença de membros da Comissão de Combate ao Crime Organizado e ao Narcotráfico. O presidente da Funai, os sertanistas e outras autoridades, que participarão das discussões, temem que os conflitos tomem maiores proporções com a entrada no território brasileiro de mais índios Ashaninkas do Peru.

As informações chegadas às autoridades, através dos sertanistas, são de que o primeiro ataque aconteceu por parte de índios isolados que habitam o território acreano. A rixa entre esses povos é antiga e já dura mais de 100 anos. Na opinião de estudiosos das causas dos indígenas, os principais causadores dos conflitos não são os índios e sim madeireiros e traficantes peruanos que usavam os Ashaninkas para o que eles mesmos chamam de limpeza do território, ou seja, o extermínio dos índios arredios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.