VOLTAR

Presidente da Funai abre reunião com funcionários em Brasília

Site da Funai
Autor: (Simone Cavalcante)
11 de Nov de 2003

Desde que assumiu a presidência da Funai em setembro passado, Mércio Gomes, iniciou um novo relacionamento com os servidores do órgão indigenista e, mensalmente, se reúne com os servidores para um diálogo franco. Agora pela manhã, Gomes começou fazendo um resumo das ações desde que ingressou na Funai, quando encontrou o órgão em crise no atendimento às comunidades indígenas. O presidente lembrou que sua primeira etapa foi buscar uma relativa tranqüilidade no trabalho e ter uma conversa produtiva com as delegações indígenas que estiveram em Brasília nesses dois primeiros meses. "Nós conseguimos equacionar um relacionamento mais equilibrado. Não quero dizer que esteja tudo permanentemente tranqüilo, mas acho que o primeiro passo foi dado. A Funai ser reconhecido como um lugar de trabalho e que esse local tem a sua ética e a sua norma de comportamento", afirmou Gomes.

Em seguida o presidente relatou sobre o início de suas viagens às áreas indígenas. Essa etapa começou por Pernambuco, onde o presidente lembrou que há conflitos graves como as cisões dos Xukuru e dos Pankararu. Falou sobre a visita aos Fulni-ô, que habitam próximo ao município de Águas Belas (PE) e estavam no ritual do Ouricuri. Gomes destacou a importância desses índios viverem na força de sua cultura, sendo inclusive o único povo indígena do nordeste com língua viva e falada pelas crianças, adultos e idosos. Outro ponto lembrado por Gomes no início da reunião foi a gravidade do problema que a da plantação de maconha na área Truká está trazendo para as famílias indígenas. Para esta questão, o presidente lembrou que a Funai está agindo em colaboração com órgãos de segurança pública, já que envolve drogas.

Antes de abrir a palavra para os servidores da Funai, Gomes falou sobre sua passagem pela abertura dos Jogos dos Povos Indígenas, em Palmas, no Tocantins, no começo deste mês (01) e disse que ter sido gratificante poder assistir os índios mostrarem suas diferentes expressões culturais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.