VOLTAR

Presidente autoriza leilão de madeiras apreendidas pelo Ibama

Radiobras-Brasília-DF
Autor: Raquel Ribeiro
22 de Ago de 2002

Além de criar o Parque Nacional do Tumucumaque, o presidente Fernando Henrique Cardoso vai assinar Medida Provisória para autorizar o leilão de madeiras apreendidas pelo Ibama na região.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a medida é necessária em razão do grande volume de madeira ilegal apreendida nas últimas operações de fiscalização do Ibama, sobretudo na Amazônia.

De acordo com os números do governo, de setembro de 2001 a julho de 2002, foram apreendidas 80 mil metros cúbicos de madeira na Amazônia, dos quais 50 mil metros cúbicos eram de mogno - madeira que teve a exploração suspensa por seis meses na região - cotado a US$ 1,6 mil no mercado internacional.

Com o leilão, o governo soluciona o problema de armazenamento das madeiras, que têm alto risco de deterioração, e de roubo do material. O dinheiro arrecadado será destinado aos órgãos que compõem o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.