VOLTAR

Presa quadrilha acusada de roubar gado

Folha de Boa Vista=-Boa Vista-RR
14 de Fev de 2003

Ruber Ivo Junior é odelegado de Normandia

Uma quadrilha de ladrões de gado, composta por cinco pessoas, foi localizada pela Polícia Civil de Normandia em parceria com policiais da Guiana. Segundo o delegado daquele município, Ruber Ivo Júnior, os ladrões estariam roubando as reses no país vizinho para abatê-las no Brasil.

Conforme o delegado, agricultores Adailton Galvão, 21, Dobércio Mendes Aureliano, 21, e os menores J.M.S., 16, J.A.M., 16 e R.G.M., 15, foram localizados após investigação.

Ivo Ruber afirmou que as buscas para captura dos ladrões começaram após o registro de ocorrência, na delegacia de Normandia, por uma das vítimas da quadrilha, o proprietário do sítio Muriru, localizado na Guiana, Toni Nascimento, no dia 7.

O proprietário denunciou que duas reses de sua propriedade teriam sido roubadas. O delegado salientou que, no dia do roubo, os cinco envolvidos atravessaram o rio que divide os dois países e foram até o sítio para praticarem o roubo.

"Nesse dia, conseguiram dez reses, mas laçaram só duas, das quais uma foi levada até o lado brasileiro com a ajuda de um barco. A outra só não foi transportada ao Brasil porque no momento em que eles estavam atravessando o rio, alguns proprietários dos sítios o assustaram com disparos de tiros", contou Ivo.

No outro dia, assim que o caso foi registrado, a operação iniciou e Dalbércio foi localizado, onde a rês estava amarrada. Só que o acusado negou qualquer participação alegando que o cunhado é que teria pegado o gado para consumo próprio. "Neste exato momento, nós o encaminhamos à delegacia para que prestasse depoimentos e desse a localização dos outros envolvidos", explicou o delegado.

Os maiores foram enquadrados nos artigos 155 e 288, do Código Penal Brasileiro (CPB), por furto qualificado e formação de quadrilha. Com relação aos menores, suas declarações foram enviadas à Promotoria da Infância e da Juventude de Boa Vista. Um termo de responsabilidade foi entregue aos responsáveis que se responsabilizaram de apresentá-los assim que convocados na promotoria.
Todos foram liberados e aguardam decisão judicial. Quanto às reses, foi elaborado um auto de apreensão e restituídas ao dono.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.