VOLTAR

Prêmio Chico Mendes reúne homenageados para entrega de comenda de menção honrosa

MMA - http://www.mma.gov.br
Autor: Letícia Freire
24 de Nov de 2011

O Centro Comunitário da UnB ficou cheio na noite desta quarta-feira (23/11) para a festa de entrega das comendas de menção honrosa do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente. Ao todo foram 10 instituições e duas personalidades homenageadas, que atuam em defesa da preservação ambiental. Um momento para celebrar o trabalho de proteção das florestas em todos os biomas brasileiros. A escolha dos homenageados foi feita pelo próprio Ministério do Meio Ambiente.

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, que representou a ministra Izabella Teixeira, defendeu a valorização das pessoas e instituições que trabalham em prol do meio ambiente. "Graças a esses esforços estamos obtendo resultados na área de preservação ambiental", disse Gaetani.

Instituições como o Conselho Nacional das Populações Extrativistas da Amazônia (CNS) que trabalha na luta pela defesa das florestas e das populações estão entre os agraciados. Manoel Silva da Cunha, presidente do CNS, dedicou o prêmio às 200 mil famílias que vivem nas unidades de conservação de uso sustentável de extrativistas em pouco mais de 20 milhões de hectares de floresta amazônica.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Gilson Dipp, recebeu o prêmio como uma homenagem ao Judiciário brasileiro pelos avanços nas decisões da proteção ambiental. "O Judiciário recebe com orgulho e honra, mas também com humildade porque é preciso fazer muito mais", ressaltou o ministro.

Homenageados:

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Fórum Amazônia Sustentável; Rede Amigos da Amazônia, ligada à Fundação Getúlio Vargas; Pacto pela Restauração da Mata Atlântica; Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi); Associação de Proprietários de Reservas Particulares de Mato Grosso do Sul; Cooperativa Central do Cerrado; Bodega / Agendha, Rede Ecovida de Agroecologia; e Conselho Nacional das Populações Extrativistas da Amazônia (CNS), o ministro do STJ Gilson Dipp e o Procurador da República no Pará, Daniel Azeredo,

A edição 2011 é dedicada ao Ano Internacional das Florestas, instituído pelas Nações Unidas.

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&codigo=7104

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.