VOLTAR

PREMIADO, MODELO DE GOVERNANÇA DA APA SERRA DO GUARARU SERÁ APRESENTADO EM CONGRESSO NA FRANÇA

Prefeitura de Guarujá - https://www.guaruja.sp.gov.br/
18 de Ago de 2021

Premiada internacionalmente, experiência da Área de Proteção Ambiental (APA) guarujaense será apresentada no Congresso Mundial de Conservação da UICN em Marselha, no próximo dia 4 de setembro

Destaque em Guarujá por abrigar um conjunto de remanescentes de floresta ombrófila densa - uma espécie de vegetação com árvores de até 40 metros de altura, manguezal e restinga - a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Guararu, localizada na região do Rabo do Dragão, será um dos cases de sucesso apresentados no Congresso Panorama - Soluções para um Planeta Saudável, que acontece em Marselha, na França, no próximo dia 4 de setembro

O evento é uma iniciativa da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN, em português), organização referência no setor, fundada em 1948 e com sede em Gland, na Suíça.

A missão da UICN é influenciar, encorajar e assistir sociedades de todo o mundo para a conservação da natureza e assegurar que todo e qualquer uso dos recursos naturais seja equitativo e ecologicamente sustentável. Para isso, a entidade se dedica a premiar e selecionar projetos locais para apresentar ao mundo.

Governança ambiental

Primeira APA municipal oficialmente reconhecida em Guarujá - a segunda, da Serra de Santo Amaro, o foi recentemente, no último mês de junho - a APA Serra do Guararu será abordada do ponto de vista de sua premiada governança ambiental.

Este é o primeiro projeto brasileiro publicado na plataforma (veja na íntegra no link: https://panorama.solutions/en/node/6251), que vai abordar, também, experiências bem sucedidas nas Ilhas Fiji, Colômbia, Ilhas Salomão, entre outras localidades do planeta.

"Sermos selecionados como referência por um órgão como a UICN eleva consideravelmente a probabilidade de outros países visualizarem o que está sendo implantado na Cidade, tornando o case de Guarujá uma inspiração para iniciativas semelhantes em diversas partes do mundo", comemora o secretário de Meio Ambiente da Cidade.

A apresentação de Guarujá ficará a cargo do diretor de Pesquisa e Meio Ambiente Urbano da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

APA Serra do Guararu

A primeira APA da Cidade, localizada na Serra do Guararu, foi estabelecida em 2012 e compreende toda a região do Perequê, próximo à divisa com Bertioga (região conhecida como Rabo do Dragão). Em 2018, foi reconhecida como exemplo em eficiência de governança, sendo classificada como a terceira melhor do Brasil.

Em 30 de junho de 2021, Guarujá criou sua segunda APA, a da Serra de Santo Amaro, por meio de decreto municipal, depois de anos de estudos, com o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Com a criação da nova APA, que abrange diversos bairros, mais de 50% de todo o território do Município tornou-se área de proteção ambiental e manejo sustentável.

Corredor Ecológico

O próximo passo será a criação do Corredor Ecológico, que visa não apenas proteger a biodiversidade, mas também criar mecanismos de gestão compartilhada dos espaços e ordenamento de território.

Ele consiste na união de unidades de conservação separadas por interferência humana, promovendo uma ligação segura para o deslocamento de animais, ampliação da cobertura vegetal e redução dos impactos da fragmentação aos ecossistemas. A ideia é conciliar a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento da região.

https://www.guaruja.sp.gov.br/modelo-de-governanca-da-apa-serra-do-guar…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.