VOLTAR

Prefeitura tucana oferece ensino a crianças indígenas venezuelanas

PSDB psdb.org
22 de Jun de 2017

Sob o comando do prefeito Artur Virgílio Neto (PSDB), a prefeitura de Manaus (AM) criou um projeto que vai oferecer ensino a crianças venezuelanas da etnia Warao. Assim como já é desenvolvido com os estudantes indígenas atendidos pela rede pública municipal de ensino da capital amazonense, a intenção da prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é oferecer um ensino humanizado e que respeite a cultura, língua materna e tradição indígena.
Com apoio do governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), uma equipe da Semed e da Gerência de Educação Escolar Indígena de Manaus têm verificado o acolhimento a essas famílias e também o processo de aceitamento deles.
A subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, explicou que, dentre as ações iniciais, há a criação de salas de aula nos abrigos onde os indígenas estão sendo atendidos. Os espaços funcionarão nos turnos matutino e vespertino, com turmas multisseriadas. Haverá ainda a seleção de professores bilíngues, com carga horária de 40h.
"A gente já tem a indicação de três professores bilíngues para atuar nessa educação. Geralmente, o trabalho da Gerência de Educação Escolar Indígena é um trabalho bilíngue, onde a gente trabalha com os conteúdos regulares e específicos de cada cultura indígena e agora não será diferente. Mas, como eles não são brasileiros e têm todo o processo cultural da tribo Warao, é preciso fazer esse estudo, essa discussão junto com a própria comunidade indígena", avaliou.
Segundo Euzeni, apesar de ainda ser um atendimento complexo, devido à falta de informações educacionais, como a proficiência das crianças e a matriz curricular, a rede deve iniciar as aulas com quatro turmas ainda no segundo semestre deste ano.
"Estamos fazendo o levantamento de todo o número de crianças, jovens e adultos que ainda não possuem essa escolarização, verificando a parte documental e também conversando com eles no sentido de deixá-los de uma forma mais oficial na cidade", afirmou.
Importância
A subsecretária destacou ainda a importância da iniciativa da prefeitura tendo em vista que, com o agravamento da crise político-econômica na Venezuela, sob o governo do presidente Nicolas Maduro, o fluxo de refugiados venezuelanos no Brasil aumentou expressivamente nos últimos dois anos.
De acordo com o Ministério da Justiça, o número de pedidos de refúgio de pessoas vindas do país vizinho quadruplicou nesse período, passando de 829 pedidos, em 2015, para 3.971 solicitações só até maio deste ano.
"O povo brasileiro como sempre bastante acolhedor com as outras nacionalidades. Estamos acolhendo essas pessoas, pensando como irmãos latino-americanos. A prefeitura tem tido essa preocupação com o outro, independentemente de serem brasileiros ou não, com as pessoas que procuram abrigo e melhor qualidade de vida na nossa cidade. Não podemos deixar de dar esse acolhimento, inclusive na perspectiva educacional porque educação é a base de qualquer sociedade", completou.

http://www.psdb.org.br/acompanhe/noticias/prefeitura-tucana-oferece-ens…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.