VOLTAR

Prefeitura pede hábeas em favor de moradores

Correio do Povo-Porto Alegre-RS
26 de Ago de 2003

A juíza substituta da Vara Criminal da Justiça Federal de Passo Fundo, Paula Beck Bohn, designou para hoje audiência prévia com as partes em conflito em Faxinalzinho. Na ocasião, a magistrada apreciará o pedido liminar de habeas corpus, impetrado pela Prefeitura de Faxinalzinho em favor da comunidade de Votouro, contra atos de um grupo de índios caingangues que bloqueou todas as entradas para o distrito.

Os indígenas que estão fechando os acessos à região reivindicam a demarcação de terras. Os advogados da prefeitura acusam o grupo de tolher o direito de ir e vir, além de atos de depredação do patrimônio público e de ameaças aos moradores. No despacho, que designou a audiência prévia, a juíza Paula Beck Bohn afirma que 'o remédio constitucional impetrado é cabível, eis que há nos autos informações de possível violência ao direito de ir e vir dos munícipes praticada, em tese, pela Funai - por sua conivência - e pela comunidade indígena representada pelos líderes Batista de Oliveira e Dorvalino Fortes'.

A audiência será realizada às 16h desta terça-feira, com a presença de representantes da Prefeitura de Faxinalzinho, da Funai, do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e de líderes indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.