VOLTAR

Prefeitura de Porto Murtinho entrega computadores nas aldeias indígenas

A Crítica (Campo Grande - MS) - www.acritica.net
14 de Mar de 2015

Uma equipe da secretaria municipal de educação de Porto Murtinho se deslocou pra as Aldeias Alves de Barros e Córrego do Ouro nesta ultima quarta-feira (11), com a finalidade da Organização das matrículas, transferências, e entrega de agendas enviadas pela Presidente do (SIMTED) Ana Maria.

No Colégio municipal Indígena Ejiwajegi, no município de Murtinho, são atendidos 219 estudantes da etnia Kadiweu do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A secretária de educação vem dando total apoio elaborando diretrizes para as escolas indígenas de Murtinho garantindo uma educação intercultural, bilíngue e diferenciada, respeitando as especificidades dessas comunidades e perpetuando as tradições e cultura das diferentes etnias indígenas do município, as políticas públicas para as comunidades indígenas atendem a necessidade de diferenciar educação indígena, aquela propiciada pela comunidade, da educação escolar indígena, ofertada pelo estado ou município.

É uma educação laica, articulando saberes tradicionais com os códigos da sociedade nacional.

Ainda são estabelecendo parcerias com outras instituições para atender demandas existentes nas comunidades indígenas. O professor Etelvino (Alves de Barros), agradeceu a presença da secretária Ana Paula na aldeia e disse que a reunião foi bastante proveitosa. "Pra nós a visita da secretaria é muito importante vindo à nossa aldeia, para conhecer de perto a realidade. Estamos confiantes de que seremos atendidos", ressaltou. O Centro de Acesso a Tecnologia - A Comunidade Indígena Kadiweu recebeu 02 computadores, 02 estabilizadores, 01 impressora. Os equipamentos serão para uso dos membros da comunidade e foram adquiridos com a parceria entre a Prefeitura de Porto Murtinho e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Governo Federal. O Cacique Joel Virgílio agradeceu por sua aldeia ter sido contemplada: "eu agradeço o esforço de todos e estou muito contente em receber esse projeto aqui na aldeia, a nossa comunidade está crescendo e precisa ter acesso a mais informações", justificou.

http://www.acritica.net/editorias/geral/prefeitura-de-porto-murtinho-en…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.