VOLTAR

Prefeitura atende reivindicação de Dirceu e leva tratores para as aldeias

Folha de Dourados - http://www.folhadedourados.com.br/
02 de Set de 2011

O trabalho de preparo das lavouras avança em ritmo acelerado nas aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho, em Dourados. Através da ação do vereador Dirceu Longhi (PT), a Prefeitura de Dourados e a Agraer iniciaram há pelo menos 30 dias o trabalho de assistência técnica aos índios que atuam na agricultura familiar de subsistência.

A parceria articulada pelo vereador garantiu o envio de três tratores para atuar no preparo do solo nas aldeias. Conforme Dirceu Longhi, até o momento, 120 famílias de agricultores familiares indígenas foram beneficiados com uso dos maquinários. A meta é de que até o final de outubro mil famílias sejam atendidas com o preparo das terras para o plantio de milho e mandioca.

Para isto, o vereador deverá solicitar ao prefeito Murilo Zauith o deslocamento de mais dois tratores para as aldeias. "A criação de projetos de incentivo a produção agrícola dentro das aldeias sempre foi uma preocupação de nosso mandato. No entanto, este trabalho estava paralisado há certo tempo em Dourados. Diante da necessidade dos pequenos agricultores indígenas, iniciamos uma interlocução com o prefeito Murilo, que prontamente colocou a Secretaria de Agricultura à disposição para iniciarmos este trabalho. Esta parceria será importante para o desenvolvimento da produção agrícola e a geração de renda dentro das aldeias", salientou Longhi.

O agricultor Setembrino Martins está entre as famílias da aldeia Bororó beneficiadas com o programa de auxílio à agricultora de subsistência articulado por Dirceu Longhi. Ontem, os tratores iniciaram o preparo dos 5 hectares de terra de Martins e de outras 15 famílias vizinhas. "Vou cultivar milho e mandioca. A chegada dos tratores será de grande importância para a comunidade desenvolver as lavouras. Certamente fica mais fácil", comentou.

O vereador espera agora que o avanço das ações nas aldeias estimule a Funai (Fundação Nacional do Índio) a também participar do trabalho de auxílio aos agricultores familiares indígenas. "As ações começaram a dar resultado e a beneficiar os pequenos produtores agrícolas das aldeias. No entanto, precisamos que a Funai se junte a este trabalho, oferecendo outros incentivos às famílias", disse.

Dirceu informou ainda que está mantendo conversas com a prefeitura e espera o apoio do município para a implantação de um programa que garanta a comercialização da produção agrícola das aldeias de Dourados

http://www.folhadedourados.com.br/view.php?cod=82422

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.