VOLTAR

Prefeitos otimistas com audiências

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
Autor: RIBAMAR ROCHA
08 de Fev de 2004

Os prefeitos dos três municípios envolvidos na questão da demarcação Raposa/Serra do Sol, Hiperion Oliveira (Pacaraima), Florany Mota (Uiramutã) e Afonso Nilvaldo (Normandia), saíram otimistas da audiência que tiveram com a Comissão do Senado, ontem pela manhã, na Assembléia Legislativa do Estado.
Os membros da comissão ouviram atentamente as explanações do prefeito de Pacaraima, Hiperion Oliveira, que falou em nome do prefeito de Normandia, Afonso Nivaldo e de Florany Mota de Uiramutã.
Em seu pronunciamento, depois de citar várias causas de demarcações indígenas mal-sucedidas em Roraima, Hiperion Oliveira foi taxativo ao afirmar que pretende buscar entendimento em todas as etapas possíveis para encontrar uma solução satisfatória.
"Temos que aproveitar bem as etapas, manter o diálogo aberto e ampliá-lo. Foi assim com o GTI [Grupo de Trabalho Interministerial], agora com o Senado e depois com a Câmara Federal que está vindo na outra semana", disse.
Com essas ações, o prefeito acredita que possa sensibilizar o Governo Federal em encontrar uma solução passiva para a questão. "Mas, se não for possível, vamos recorrer juridicamente a qualquer decisão que não venha a atender os interesses dos nossos municípios", afirmou.
Os prefeitos entregaram um documento aos senadores pedindo que sejam excluídas da homologação da reserva Raposa/Serra do Sol as áreas dos municípios, áreas produtivas e estradas.
Em entrevista, a prefeita Florany Mota acredita que com a vinda da Comissão do Senado, para ver de perto a realidade de Roraima, possa haver uma decisão favorável para todos.
"Nós vivemos sempre numa expectativa toda vez que vem uma comissão verificar a situação, e sempre com a esperança de ter um final que possa beneficiar a índios e não índios de forma a trazer a paz e prosperidade para a região", comentou.
Na ótica da prefeita, a Comissão do Senado transmitiu confiança durante a audiência. "Com a vinda dos senadores a questão agora não é só de Roraima, é do Brasil e isso de alguma forma vai interferir nessa decisão", afirmou.
Florany terá mais uma oportunidade de se encontrar com os senadores na manhã de hoje, quando o grupo fará uma visita à região da Raposa/Serra do Sol e à sede do Município do Uiramutã, onde almoçam com a prefeita. Depois fazem um sobrevôo sobre as comunidades do Maturuca e Contão e áreas de produção de arroz. À tarde visitam a maloca da Raposa e retornam a Boa Vista.
Da mesma opinião é o prefeito de Normandia, Afonso Nivaldo. "Como se vê, senadores de outros Estados já estão se incorporando à causa de Roraima e levando o debate em nível nacional", disse. "Não devemos se ater à demarcação das terras, e sim à soberania nacional que está sendo ameaçada", completou.
Para Nivaldo, os movimentos feitos há alguns dias repercutiram bem em todo o Brasil. "Isso chamou a atenção de parlamentares de outros Estados que também se sentem prejudicados se mobilizam e estão vindo a Roraima", disse.
O prefeito lembrou da reunião que teve em Brasília com o ministro da Defesa e parlamentares de vários Estados que se mostraram preocupados com a questão de soberania nacional.
"Isso é um forte indício de que o governo brasileiro vai rever a homologação do jeito que está proposta, fazer justiça e defender nossa pátria", acredita. (R.R)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.