VOLTAR

Prefeito negocia autorização para trazer água da Venezuela

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
12 de Mar de 2003

O prefeito de Pacaraima, Hipérion Oliveira (PDT), disse ontem à Folha que está mantendo contado com autoridades venezuelanas com o objetivo de conseguir a concessão para a retirada de água de um igarapé que fica nas proximidades de Santa Elena de Uairén de forma a regularizar o abastecimento da cidade.

Ontem ele deu continuidade às conversações que vem mantendo ao longo de duas semanas com o representante do Ministério das Relações Exteriores da Venezuela e coordenador de assuntos fronteiriços daquele país, Rafael Pinto, com o comandante da Guarda Nacional, coronel Morales Medina, e com o prefeito de Gran Sabana, Ricardo Delgado, na tentativa de conseguir a liberação para a retirada de água do igarapé do lado venezuelano.

"Apesar da Venezuela estar passando por uma situação semelhante à nossa, estamos tentando conseguir autorização para que possamos retirar água de lá, de forma que possamos abastecer a nossa cidade", disse o prefeito, adiantando que hoje manterá nova conversa com as autoridades venezuelanas.

Hipérion Oliveira afirma que desde que decretou calamidade pública no município, há mais de duas semanas, vem envidando esforços para resolver o problema de desabastecimento de água que assola o município.

Disse estar aguardando uma resposta da Justiça para o pedido de liminar, no qual solicita autorização para retirar água do igarapé Samã, que fica na reserva São Marcos. A Caer (Companhia de Água e Esgoto de Roraima) foi proibida por representantes da ONG São Marcos de retirar água do igarapé. A proibição detonou o problema de desabastecimento.

"A situação no município é muito delicada. Só têm sido abastecidos os órgãos federais, estaduais e municipais essenciais ao funcionamento da fronteira. Também temos lutado para abastecer escolas e hospitais", relatou o prefeito.

Sobre as declarações feitas pela vereadora Jucineide Silva (PFL), a Tita, na edição da Folha de segunda-feira, de que Pacaraima estaria abandonada administrativamente, no que diz respeito à busca de solução para o problema no abastecimento de água, Hipérion Oliveira disse: "Está completamente ignorante com relação ao problema e ao esforço do poder público municipal para contornar a situação".

"Em nenhum momento o município deixou de buscar solução para resolver o problema de abastecimento de água na cidade", afirmou o prefeito, salientando que o que impulsionou a vereadora a fazer tais declarações foram questões políticas.

"Se dependesse dela, eu não teria sido reeleito prefeito de Pacaraima. Ela, como candidata a vice-prefeita que é, nas eleições do próximo ano deveria estar elaborando propostas para alavancar o desenvolvimento de Pacaraima", retrucou. "Como vereadora, deveria respeitar os direitos individuais e coletivos e não usar o seu mandato em benefício próprio".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.