VOLTAR

Prefeito de Porto Alegre/RS quer discutir a redefinição da área do Parque do Delta do Jacuí

Ambientebrasil
13 de Mai de 2004

O prefeito de Porto Alegre (RS), João Verle, recebeu nesta segunda-feira (11), a proposta do Governo do Estado para a redefinição dos limites do Parque Estadual do Delta do Jacuí, durante visita do vice-governador do Rio Grande do Sul, Antônio Holhfeldt, do presidente do IPE - Instituto de Previdência do Estado, Otomar Vivian, e de representantes do Defap - Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Sema - Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Na ocasião, também foram discutidos questões referentes à alienação de áreas do IPE, que têm interlocução com a Prefeitura Municipal. Na opinião do prefeito, a responsabilidade compartilhada sobre essas áreas específicas seria e melhor solução para as duas esferas de Administração.
O Parque Estadual do Delta do Jacuí é uma das unidades de conservação mais importantes do Estado. No entanto, nunca foi implantado. Abrange territórios dos municípios de Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Triunfo e Eldorado do Sul. Já no governo estadual passado, foi proposta uma redefinição de limites, projeto retomado na gestão Rigotto.
Segundo o Governo do Estado, a redefinição dos seus limites busca a solução de um grave conflito socioambiental, caracterizado, entre outros aspectos, por aterros, poluição das águas, extração ilegal de areia, suinocultura, ocupação ilegal e pesca predatória. A forma e a proposta da redefinição, embora a forte pressão exercida pelo Governo para que o assunto tenha uma rápida definição, está sendo discutida no âmbito do Conselho Estadual do Meio Ambiente e tem a oposição da comunidade civil organizada que trabalha com as questões ambientais.
O Delta é formado por 30 ilhas e áreas continentais do baixo Jacuí, praticamente em frente à cidade de Porto Alegre, tendo como ambiente predominante banhados. Das 30 ilhas, 15 são habitadas, sendo que a maior concentração populacional localiza-se nas Ilhas das Flores, da Pintada, do Pavão e Grande dos Marinheiros, todas situadas geograficamente no município de

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.