VOLTAR

Prefeito de Anapu era amigo de Bida, acusa pistoleiro

OESP, Nacional, p.A12
02 de Mar de 2005

Prefeito de Anapu era amigo de Bida, acusa pistoleiro
Os assassinos da missionária Dorothy Stang asseguraram ontem à Polícia Civil em Altamira que o prefeito de Anapu (PA), Luiz dos Reis Carvalho (PTB), era amigo do fazendeiro Vitalmiro Matos de Moura, o Bida, acusado de ser o mandante do crime. "O prefeito está sujo, sim. Ele é amigo de pistoleiro e amigo de Bida pra caramba. Eu que entrei de graça nesta história", desabafou Clodoaldo Batista, o Eduardo, a policiais
Ontem ele e Rayfran Sales, o Fogoió, deram depoimentos complementares, depois que Reis foi citado como um dos que contribuiria para pagar advogados para os dois. "O Bida deu vários bois para o prefeito fazer a festa da posse", contou Eduardo. Seu desabafo não foi registrado no inquérito porque ele preferiu não repetir a acusação no depoimento formal.
Fogoió reafirmou no depoimento o que disse à comissão descriadores que o interrogou anteontem: Bida teria citado Reis como participantes da coleta de R$ 100 mil para pagar os advogados.
Reis negou que seja amigo de Bida e tenha recebido ajuda financeira ou material na eleição. "Conheço Bida por acaso. Só o vi três ou quatro vezes", disse ao sair do depoimento de mais de uma hora.
A polícia o impediu de viajar para Belém ontem. Teve de voltar do aeroporto para a delegacia. "Estão envolvendo pessoas que nada têm a ver com o crime", protestou. O prefeito abriu para a polícia os sigilos bancário, fiscal, telefônico e a prestação de contas das despesas de sua campanha eleitoral.
Transparência
Eduardo, Fogoió e Amair Feijoli da Cunha, o Tato, apontado como intermediário do crime, estão presos em Altamira, mas podem ser transferidos ainda hoje para a Penitenciária Marituba ou o Centro de Recuperação de Americano, na região metropolitana de Belém.
O delegado que preside o inquérito, Waldir Freire, disse que intimará os fazendeiros Délio Fernandes, vizinho de Bida, e Regivaldo Pereira Galvão para depor. Regivaldo chegou a ser sócio de Bida em duas fazendas em Anapu.

OESP, 02/03/2005, p. A12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.