VOLTAR

Prefeito-cacique visita governador hoje

Diário Catarinense-Florianópolis-SC
Autor: Darci Debona
29 de Jan de 2002

O governador do Estado, Esperidião Amim, realiza hoje a primeira audiência de um executivo estadual com um prefeito indígena.

Amin recebe às 17h o prefeito em exercício de Ipuaçu, Orides Belino Correia da Silva, que também é cacique da Aldeia Xapecó, onde vivem cerca de 4,6 mil kaingang. Na oportunidade, o prefeito vai solicitar ao governo do Estado a construção de uma via paralela ou acostamentos na SC-480, nos seis quilômetros que passam pela Aldeia Xapecó.

Segundo Orides Belino, 11 indígenas já morreram atropelados na rodovia, desde a sua inauguração, em meados da década de 80. O problema é que não há acostamento e as pessoas são obrigadas a caminhar pela pista.

O cacique e prefeito vai reivindicar ainda a construção de um estádio de futebol na aldeia, além de ampliação da escola estadual na sede do município.

Outro assunto em pauta é a eleição. Orides vai discutir o apoio ao governador, que é grande amigo seu. O cacique é do PPS, mas coligou com o PPB na administração municipal. Ele também prepara o terreno para ser candidato a prefeito nas eleições de 2004, com o apoio de Amin.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.