VOLTAR

Prefeita de Peruíbe promete seriedade na discussão do Projeto Porto Brasil

Blongue - O Blog da Mongue
Autor: Plinio
26 de Fev de 2008

Julieta Omuro, atual Prefeita de Peruíbe, no início de seu mandato, declarou no Boletim Oficial do Município, veja ao lado, que a discussão do Projeto Porto Brasil só teria início, pelo menos com a Prefeitura Municipal, após a demarcação ou não da Terra Indígena de Piaçaguera.

Foi uma posição corajosa, pois até então nem a empresa LLX, CONSEMA, tampouco a equipe do ex-prefeito pareciam tomar conhecimento da existência de uma aldeia Indígena no local pretendido para construção do porto. Apoiamos prontamente a atitude da Sra Prefeita, pois várias eram as ações desenvolvidas pela FUNAI para demarcação da área e nada mais lúcido do que aguardar a posição do órgão Federal responsável pelos estudos e damarcação das Terras Indígenas

Porém, com o passar dos dias começam a circular pela cidade boatos que a carojosa Prefeita mudou de opinião. E já viajou ao Rio de Janeiro para conhecer o projeto, fato que não entendemos, pois o projeto será apresentado à população aqui em Peruíbe. Dizem que a Prefeita já quer fazer alteração do Plano Diretor para facilitar a vida do empreendedor, apesar da publicação, no site da FUNAI, que o laudo antropológico para demarcação da Terra Indígena de Piaçagüera está concluído. Com a palavra a Sra. Julieta Omuro.

Aproveitamos a oportunidade para pedir a Prefeita que o Departamento de Meio Ambiente do Muinicípio seja reativado, assim como o Conselho Municipal de Meio Ambiente. É imperioso que estes órgãos participem das discussões.

A cidade de Peruíbe, contrariando uma tendência mundial, deve ser o único município do mundo que, ao invés de criar um Departamento de Meio Ambiente autônomo, anexou-o ao Departamento de Obras. Peruíbe criou um Departamento de Meio Ambiente, autônomo , na gestão de Mario Omuro , no final dos anos 80 e desde então sua atuação vem encolhendo, hora subordinado a agricultura e atualmente ao Depto. de Obras.

Amanhã, dia 26 de fevereiro deverá ter início a exposição pública do projeto do Porto Brasil e do Complexo Industrial Taniguá. A Mongue irá acompanhar o lançamento e informar aos amigos quais serão as indústrias siderúrgicas, metalúrgicas, depósitos de combustível e de material inflamável que se instalarão no município de Peruíbe.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.