VOLTAR

Pré-candidato índio do PV quer usina em aldeia

Blog de Marco Eusébio - http://www.marcoeusebio.com.br/
30 de Mai de 2010

Difícil imaginar que um filiado do Partido Verde defenda a instalação de usina de álcool em aldeia de Mato Grosso do Sul. Pois é o que defende o índio aquidauanense Evódio Vargas, presidente do Conselho Estadual dos Direitos Indígenas (Cedin) de MS. Terena engenheiro civil e pré-candidato a uma cadeira de deputado pelo PV, Evódio defendeu neste fim de semana, na presença do presidente nacional do partido, José Luiz de França Penna, que vai lutar pela implantação de uma usina de álcool na Aldeia Cachoeirinha, em Miranda (MS), ou seja, na região do Pantanal.

- "Ao contrário do nosso presidente estadual do PV, Marcelo Bluma, sou a favor sim de uma usina de álcool na aldeia que fica na região do Pantanal", afirmou Evódio (foto) ao usar da palavra livre ontem durante encontro promovido pelo PV no Hotel Valle Verde, na Capital de Mato Grosso do Sul, para discutir os rumos do partido nas eleições 2010.

45 mil índios eleitores em MS...

O presidente do Cedin estima que existam pelo menos 45 mil índios com título de eleitor em Mato Grosso do Sul. Evódio Vargas afirmou ao Blog que apesar de tantos votos, os índios nunca conseguiram até agora eleger um deputado estadual pela desunião diante do assédio financeiro de lideranças políticas do estado. "Cada candidato doa pelo menos 15 vacas durante os períodos de campanha nas aldeias", me contou Evódio, lembrando ainda que os índios ganham outros presentes dos políticos em períodos eleitorais. O pré-candidato do PV acredita que poderá convencer os irmãos indígenas a eleger um verdadeiro representante. Que seja ele, é claro.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.