VOLTAR

Prazo para fazendeiros no Pará se encerra neste mês

Radio Agência NP - www.radioagencianp.com.br
Autor: Gisele Barbieri
01 de Set de 2008

No final deste mês (01) encerra o prazo dado pela justiça, para que seis fazendeiros paraenses desocupem terras de proteção ambiental no estado do Pará. As terras localizadas na região entre os municípios de Altamira e São Félix do Xingu, integram um mosaico de unidades contínuas de conservação.

Os fazendeiros foram autuados no começo desse ano e já deveriam ter deixado o local. O Ministério Público Federal (MPF) do estado aponta que os fazendeiros teriam grilado as terras para criar gado. Caso os fazendeiros descumpram a ordem, poderão ter seus bois leiloados. O fato já ocorreu com o fazendeiro Lourival Medrado, que ignorou a ordem de despejo, e teve seu lote de mais de três mil cabeças leiloado. Os seis proprietários também respondem por danos ambientais, como o desmatamento para a criação de pastagens nessas áreas.

Ao todo, os fazendeiros desmataram mais de 24 mil hectares da cobertura florestal dentro da Estação Ecológica da Terra do Meio e do Parque Nacional da Serra do Pardo, ambos no estado do Pará. O MPF estima que em 2008, já moveu 23 processos contra irregularidades cometidas por fazendeiros e madeireiros dessa região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.