VOLTAR

PPTAL publica experiências e desafios da demarcação de terras indígenas

Site da Funai
22 de Jul de 2002

O Projeto Integrado de Proteção às Populações e Terras Indígenas da Amazônia Legal - PPTAL, desenvolvido pela Funai com o apoio da GTZ, agência alemã de cooperação técnica e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento -PNUD, lançou o livro Demarcando Terras Indígenas II - Experiências e Desafios de um Projeto de Parceria. A publicação é o segundo volume sobre o assunto e reúne uma seleção de 17 trabalhos expressivos, realizados durante o processo de demarcação de terras indígenas na Amazônia Brasileira.

A tiragem de 700 exemplares é dirigida aos técnicos indigenistas, organizações e estudiosos das questões indígenas, além de bibliotecas das universidades brasileiras e parceiros do PPTAL. Um dos capítulos, Reconhecimento das Terras Indígenas - Situação Atual, é assinado pelo antropólogo Artur Nobre Mendes, ex-diretor da Diretoria de Assuntos Fundiários da Funai (DAF) e também ex-coordenador do PPTAL. Mendes trata da questão do direito territorial indígena, esclarece sobre a importância da terra para o índio, criticando aqueles que insistem em considerar elevadas as somas das terras indígenas demarcadas no País.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.