VOLTAR

PPTAL capacita organizações indígenas para demarcação de terras

Site da Funai
25 de Jul de 2002

Desde o começo deste ano, o PPTAL - Projeto Integrado de Proteção às Populações e Terras Indígenas da Amazônia Legal desenvolve ações para a capacitação indígena. O objetivo é instrumentalizar as comunidades e organizações indígenas para a participação em projetos do PPTAL. O Projeto vem sendo desenvolvido pela Funai desde 1996 e prevê a demarcação de 160 terras indígenas na Amazônia Brasileira, que abrange nove estados (Amazonas, Para, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e noroeste do Maranhão).

Durante a capacitação indígena, representantes das organizações e comunidades participam de ações que abrangem dois temas básicos: direitos indígenas e processo de regularização fundiária e acompanhamento de demarcação, ações de proteção e vigilância. No primeiro tema, estão programados módulos referentes aos direitos fundiários indígenas, processo de regularização, terra indígena e legislação ambiental e proteção, vigilância e gestão ambiental em terras indígenas. No segundo tema, os
participantes são capacitados para noções de cartografia e GPS, registros audiovisuais (fotografia e vídeo), radiofonia, mecânica e manutenção de motores (popa e rabeta), manejo de recursos para proteção da terra indígena e gerenciamento administrativo de projetos. A responsável pela capacitação indígena é a antropóloga Maria Helena Ortolan.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.