VOLTAR

"Povos Indígenas", todas as cores de uma raça

Diário de Cuiabá-Cuiabá-MT
18 de Out de 2002

Mais de 90 telas, que retratam índios de diferentes idades das aldeias Xavante, Umutina e Caiapós, estão na mostra "Povos Indígenas" que a artista plástica Deuseni Félix está apresentando no 7o Congresso de Ginecologia

Uma exposição especial para o 7o Congresso Brasileiro de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência, produzida pela artista plástica Deuseni Félix divulgou a arte dos povos indígenas de Mato Grosso. A artista produziu mais de 90 telas, sendo que 53 delas retratam os rostos de índios e índias de diferentes idades, das aldeias Xavante, Umutina e Caiapós. O trabalho começou há dois anos específico para o evento na área médica, voltada para a questão da infância e da adolescência.

Uma das técnicas usadas na pintura das telas é o uso do urucum, material comum entre os índios para adornar corpo e, principalmente, o rosto. A artista explica que para produzir cada tela, foi até as aldeias, onde passou vários dias fotografando e filmando a rotina dos índios. Desse material coletado, ela selecionou aqueles que compõem a exposição denominada "Povos Indígenas".

Deuseni Félix começou com o trabalho de exposição indígena em 1999, quando realizou o lançamento da primeira performance, que contou com a participação do cacique Raoni. Ela contou ainda com o apoio da amiga Darlene Dalcauni, da aldeia Bacairí, para conquistar a amizade e a confiança dos índios.

A idéia de pintar em telas os povos indígenas surgiu quando seus filhos a envolveram em uma pesquisa escolar sobre as etnias existentes em Mato Grosso, foi aí, que ela descobriu a escassez de informações a respeito. A partir desse momento, Deuseni Félix passou a pesquisar a vida dos índios, seus estilos de adornos e ornamentações, criou então, uma biblioteca indígena particular, por se envolver profundamente nesse trabalho de pesquisa, acabou se apaixonando pelos povos indígenas, quando decidiu representá-los em telas, as quais percorrem o mundo todo.

As obras de artes com motivos indígenas, é uma das formas que a artista encontrou para dar continuidade à cultura indígena que está acabando, alerta Deuseni Félix. Segundo ela, a convivência com os índios acabou criando um intercâmbio onde a troca de conhecimento vem expandindo as ações para a preservação da cultura indígena.

O envolvimento com os índios foi além das telas. A artista vem desenvolvendo outros trabalhos com os índios Umutina da cidade de Barra do Bugres, onde 28 índios são preparados para a apresentação de uma peça teatral e para a gravação de um CD. Além de tudo isso, Deuseni aprendeu com os amigos índios a praticar arco e flecha, conquistando o título de vice-campeã brasileira nessa modalidade esportiva.

Em 2004 a artista juntamente com um grupo de índios estará participando das olimpíadas de arco e flecha e uma exposição envolvendo quatro (4) etnias do Estado.

A exposição "Povos Indígenas" encerra hoje, dia 19, no saguão do Centro de Eventos Pantanal, onde ocorrem as palestras do congresso. O evento é patrocinado pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e Sociedade Mato-grossense de Ginecologia e Obstetrícia (SOMAGO).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.