VOLTAR

Povos indígenas fazem ato público na Av. Paulista (SP) contra ameaças a seus direitos

Instituto Socioambiental - ISA - www.socioambiental.org
17 de Ago de 2015

Na última sexta-feira (14), povos indígenas de todas as regiões do Brasil tomaram a Av. Paulista, em São Paiulo (SP), em manifestação em apoio ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, instituído pela ONU há 20 anos e comemorado no dia 9 de agosto.

Os mais de 300 indígenas presentes na manifestação, representantes dos povos Guajajara, Xokleng, Kayapó, Sateré Mawe, Terena, Huni Kui, Kaingang, Pankararu, Fulni-ô, Krenak, Xavante e Guarani, deixaram claro que não havia o que comemorar.

Convocado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (Arpinsudeste) e pela Comissão Guarani Yvyrupa, o ato teve como mote a denúncia das ameaças aos direitos indígenas garantidos pela Constituição, tais como a PEC 215/00, a PEC 71/11, o PLP 227/12, o PL 1610/96 e a também a Agenda Brasil - conjunto de propostas lançado na semana passada por lideranças do Senado. Saiba mais.

Também na sexta, a Apib lançou um manifesto especificamente contra a Agenda Brasil, assinado pelas 150 lideranças indígenas que participavam do II Fórum Nacional das Culturas Indígenas, realizado entre os dias 11 e 17 de agosto na capital paulista. No manifesto, as lideranças afirmam: "Para nós, as medidas propostas na dita 'Agenda Brasil' só irão agravar as crises: hídrica, climática e política. Ou seja, além das catástrofes ambientais, implicarão no aumento dos conflitos e das violências contra os nossos povos que não vão permitir que continuem a invasão, o esbulho e a destruição de seus territórios". Leia na íntegra.

A manifestação também foi em apoio às demandas territoriais dos Guarani Mbya que vivem na cidade de São Paulo e aguardam a assinatura portaria declaratória Terra Indígena Tenondé Porã. Lembraram também do agravamento da violência contra os Guarani e Kaiowá, em Mato Grosso do Sul; contra os Ka'apor, no Maranhão; e contra os Kaingang, no Rio Grande do Sul.

Confira a galeria de fotos!

http://www.socioambiental.org/pt-br/blog/blog-do-monitoramento/povos-in…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.