VOLTAR

Povos indígenas do sul da Bahia são recebidos na sede da Funai

Funai - https://www.gov.br
18 de Out de 2023

Publicado em 18/10/2023 18h22

Representantes dos povos Pataxó, Tumbalalá e Tupinambá, do sul da Bahia, visitaram a sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), em Brasília, nesta quarta-feira (18). Eles foram recepcionados pela presidenta do órgão, Joenia Wapichana, e por servidores da Diretoria de Proteção Territorial (DPT). A pauta da reunião foi relacionada ao prosseguimento dos processos de demarcação de territórios tradicionais dos três povos.

Conforme esclarecido, os estudos de identificação e delimitação das terras indígenas já foram aprovados pela Funai e encaminhados para expedição de portaria declaratória pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). "Da parte da Funai, tudo está concluído. Os processos estão saneados", pontuou a coordenadora-geral de Identificação e Delimitação (CGid/DPT), Nina Paiva.

Nesse sentido, os indígenas reconheceram que a Funai cumpriu seu papel institucional, além de expressar que a chegada do Manto Tupinambá ao Brasil, doado pelo Museu Nacional da Dinamarca, representaria um momento bastante simbólico para assinatura das portarias de declaração dos limites das terras indígenas.

Em relação à missão institucional do órgão indigenista, Joenia Wapichana manifestou que, em sua gestão, "a Funai vai caminhar do lado dos povos indígenas. A minha orientação é de que os processos de demarcação de terras indígenas não fiquem parados. Estamos desengavetando os processos e arrumando a casa".

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/povos-indigenas-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.