VOLTAR

Povos indígenas do Brasil

Reporteeco
17 de Abr de 2005

Povos indígenas do Brasil

Livro discute em que medida as Terras Indígenas conservam os ecossistemas brasileiros.
Em 13 milhões de hectares do território brasileiro existe a sobreposição de terras indígenas e unidades de conservação, tanto federais quanto estaduais. Hoje no país são 55 casos de sobreposição, que significa uma fronteira em cima da outra. A confusão provoca conflitos. O diagnóstico desse problema nacional é feito no livro lançado pelo ISA-Instituto Socioambiental.

Entrevista com Marcio Santilli - Diretor do Instituto Socioambiental-

"O que essas sobreposições demonstram é a falta de articulação entre as diferentes agências públicas do estado , que têm competência em relação as terras federais. E que praticam atos- destinando as mesmas terras para finalidades diferentes e eventualmente conflitantes."
Um caso exemplar: no território do povo Yanomami existem várias sobreposições .Foram criadas Unidades de conservação federais, como parques e florestas nacionais. e ainda por cima as dos estados do Amazonas e Roraima.
Entrevista com Marcio Santilli - diretor do ISA- " Esse é um caso que espelha com muita clareza aquilo que nós chamamos de esquizofrênia do estado. Houve um momento em que o estado nacional resistia a cumprir sua obrigação de reconhecer os territórios indígenas.e para não demarcá-los lançava mão da figura do direito ambiental,como parques e florestas nacionais para atribuir uma outra destinação e inviabilizando ou procurando inviabilizar o reconhecimento daquelas terras indígenas. Outras situações podem ter até um carater oposto a esse. São situações em que terras foram destinadas a preservação da biodiversidade na forma de unidades de conservação e indios sem terra acabaram se fixando naquelas áreas."
Surgem conflitos quando são criadas unidades de conservação nas terras indígenas.
Entrevista com Márcio Santilli- diretor do ISA- "Os índios nem sabem que parte da sua área foi destinada para um parque nacional .Os indios dizem: como parque? peraí,isso aqui é a nossa terra e o conflito começa a se estabelecer ."
Em 2003 o índice de desmatamento em áreas indígenas foi de 1,14%. porcentagem semelhante a das unidades de conservação estaduais-1,40%.nas federais chega a 7%. enquanto a média de desmatamento no país é bem maior: quase 19%. Por isso as terras indígenas são consideradas barreiras contra o avanço do desmatamento.Mas também sobram criticas para as comunidades indígenas, cujas atividades prejudicam a proteção ao meio ambiente.
Os ambientalistas defendem que algumas áreas devem ser destinadas exclusivamente para a conservação da biodiversidade,sem a presença de nenhum grupo humano.
Entrevista com Márcio Santilli- diretor do ISA- "O que não é cabível é que se pretende uma preservação com esse grau de rigor em terras que sempre foram históricamente ocupadas por índios. "
Informações sobre livro " Terras Indígenas e Unidades de Conservação "-
site do Instituto Socioambiental: www.socioambiental.org.br
Autor: Reportagem : Teresa Cristina de Barros. Pauta : Marici Arruda. Edição de Texto : Valesca Canabarro. Edição de Imagens :Marcos Passos.

Reporteeco, 17/04/2005 (TV Cultura)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.