VOLTAR

Povos indígenas de Goiás se reúnem para discutir estatuto

O Popular-Goiânia-GO
19 de Set de 2005

As conferências regionais dos povos indígenas vão definir as propostas que serão levadas à conferência nacional dessa população.

Nesta semana, a discussão acontece em Pirenópolis e reúne os índios de Goiás, Tocantins e leste do Mato Grosso. Um dos objetivos é avaliar a necessidade de revisão do estatuto do índio.

Segundo o coordenador de defesa dos indígenas na Funai e da conferência regional, Vilmar Guarani, uma das críticas do estatuto é que ele foi elaborado em 1973 pelo governo militar e não ouviu os povos e por isso pode merecer adequações.

De acordo com Vilmar, a questão funciária ainda é o maior problema das comunidades. Duzentos representantes das etnias Xavante, Xerente, Javaé, Apinajé, Kraô, Kraô-Kanela, Karajá, Tapuia, Guarani e Tapirapé participam do encontro em Goiás.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.