VOLTAR

Povos indígenas além dos jogos

O Globo, Segundo Caderno, p. 5
22 de Fev de 2017

Povos indígenas além dos jogos

ZEAN BRAVO
zean.bravo@oglobo.com.br

Bisneta de um cacique da tribo fulniô, de Pernambuco, a atriz e produtora Úrsula Corona passou um mês em Palmas, capital do Tocantins, no fim de 2015, onde registrou toda a preparação e etapas dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI). Durante os oito dias de competição, que reuniu mais de três mil atletas vindos de 23 países de cinco continentes, ela apresentou links direto do evento para o SporTV. A empreitada vai render ainda um documentário para o cinema e gerou a série "Jogos Mundiais dos Povos Indígenas". Em cinco episódios, o programa estreia hoje, no Canal Brasil, às 20h45m.
Com direção de Maria Clara e supervisão geral de Marco Altberg e Omar Marzagão, e apresentação da própria Úrsula, o primeiro episódio mostrará índios da tribo pataxó, do sul da Bahia, e os aborígenes da etnia maori, da Nova Zelândia, que apresentam a dança do Haka, um ritual de boas-vindas. Ao longo do programa, temas como a importância da preservação do meio ambiente estarão em pauta.
- A questão que mostro no programa vai muito além da competição. Os índios são muito mais evoluídos do que a gente. Tivemos a oportunidade de trocar conhecimentos - destaca Úrsula, idealizadora do programa.
Além de registrar os bastidores dos Jogos, o programa pretende promover um intercâmbio cultural. A cada episódio serão mostrados os costumes e as celebrações das diferentes etnias presentes.
- Essa série também nos dá a oportunidade de falar sobre os índios de forma contemporânea, através do esportes - diz Marco Altberg.

O Globo, 22/02/2017, Segundo Caderno, p. 5

http://oglobo.globo.com/cultura/revista-da-tv/ursula-corona-apresenta-s…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.