VOLTAR

Povo Xukuru realiza encontro de Juventude, Arte e Culturas Indígenas

Estação da Cultura (edição CCLF)
15 de Jul de 2008

Durante os dias 18 a 20 de Julho, o Povo Xukuru, habitante do território tradicional na Serra do Ororubá, localizado no município de Pesqueira, Sertão de Pernambuco, realiza o Encontro de Juventude, Arte e Culturas Indígenas.

Participarão do encontro cerca de 300 jovens atores, atrizes, contadores de histórias, dançadores e cantadores de toré e coco, encenadores, artesãos, produtores culturais indígenas e lideranças, homens e mulheres, dos demais povos indígenas de Pernambuco. O encontro acontecerá na Aldeia Cimbres, em Pesqueira e fará homenagem ao Cacique Xicão Xukuru. Confira programação abaixo.

O encontro pretende ser uma mostra do que os povos indígenas em Pernambuco têm produzido no campo da Cultura. Será um momento de cada povo partilhar experiências, propostas e iniciativas entre si e com parceiros que atuam na área cultural. Outro objetivo é discutir a "Construção do direito a partir da arte" e fazer proposições no campo das políticas públicas para as culturas indígenas em Pernambuco, como também, entender e participar da proposta Pernambuco Nação Cultural, desenvolvida pelo Governo do Estado, através da Fundarpe..

O evento é a parte final do projeto "A caminhada de Federika", que teve apoio do Funcultura 2007. O projeto possibilitou a apresentação da performance de teatro "Federika: o Arlequim Guerrilheiro", do núcleo de teatro do Ponto de Cultura Estação da Cultura, de Arcoverde, nas áreas indígenas de Pernambuco. No período de apresentações, também foram realizadas oficinas de leitura e encenação dos mitos e narrativas dos povos indígenas; e conversa sobre o tema "Cultura como Direito".

São parceiros da iniciativa a Associação Estação da Cultura, Cabra Quente Filmes, Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) e Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Etnicidade (NEPE\UFPE).

Informações:
Jozelito Arcanjo
estacaodacultura@hotmail.com
(81) 8839 9986

PROGRAMAÇÃO

Local: Aldeia Vila de Cimbres, terra indígena Xukuru, Serra do Ororubá, Pesqueira-PE

Dia 18 de julho - sexta-feira - Lua cheia.
- A tarde - chegada dos participantes
- Jantar
- Toré de todos os povos - Partilhando as experiências, propostas e iniciativas
- Comissão Estadual de Juventude Indígena
- Apresentações

Dia 19 de julho - sábado
- Toré
- Palestra e debate - A construção do Direito a partir da Arte - com Rosane Lacerda, da Universidade de Brasília, do projeto O Direito achado na rua.
- Palestra e debate "O movimento cultural e a via campesina", com Paula Pereira
- Almoço
- As Políticas Públicas para as Culturas Indígenas com:

Apoinme, Copipe, Articulação dos jovens
Ministério da Cultura - MinC \SPPC\SID
Fundação Nacional do Índio - Funai
Secretaria Especial de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
Secretaria de Juventude de Pernambuco
Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnico Racial de Pernambuco - Cepir

- Debate
- Trabalho em grupo indicação das prioridades e produção do documento do encontro.
- Jantar
- Encenação dos mitos, debate e entrega dos certificados – quatro apresentações
- Festejar o encontro com o Coco Origem do Ororubá e outros artistas indígenas e não-indígenas.

Dia 20 de julho - Domingo
- Encenação dos mitos, debate e entrega dos certificados - cinco apresentações
- Leitura do documento final
- Toré de encerramento
- Almoço
- De volta para o aconchego

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.