VOLTAR

Povo Truká retoma nova área em Cabrobó, Pernambuco

CIMI
05 de Jul de 2007

O Povo Truká retomou outra área na região de Cabrobó, Pernambuco, na madrugada desta quinta-feira. A ação acontece após a reintegração de posse da fazenda Mãe Rosa, que havia sido ocupada dia 25 de junho, em conjunto com outros movimentos sociais e entidades contrários à transposição do rio São Francisco.

As reivindicações são a demarcação do território Truká e a paralisação das obras da transposição.

A nova retomada fica a cerca de 8km de Cabrobó e é conhecida como fazenda do Tonho da Lalinha. Cerca de 300 pessoas participam da ação.

Representação

Na tarde de ontem, o Cimi apresentou ao Procurador da República no Município de Serra Talhada, Pernambuco, uma representação contra o Ministério da Integração Nacional, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e a Fundação Nacional do Índio (Funai). A representação pede a abertura de Inquérito Civil Publico para apurar as responsabilidades dos órgãos competentes pelos possíveis danos ao meio ambiente e aos direitos indígenas e a adoção das medidas judiciais cabíveis visando assegurar a posse permanente e o usufruto exclusivo da Terra Indígena Truká, violada em face das obras do projeto de transposição.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.