VOLTAR

Povo Juari retoma seu território em Rondônia

Cimi - www.cimi.org.br
07 de Ago de 2008

O povo Juari retomou há 20 dias, parte de seu território tradicional, que ficou fora da demarcação da terra indígena Karitiana, onde eles vivem, em Porto Velho, Rondônia.

Segundo informe da liderança Antenor Karitiana (Juari), os Juari reivindicam desde 1996, seu território tradicional. É um lugar sagrado chamado de aldeia Myniwin, conhecido como igarapé Preto.

Em 2002, a Fundação Nacional do Índio (Funai) criou o Grupo de Trabalho de identificação da terra. Entretanto, até hoje os estudos feitos pelo GT não foram publicados. Enquanto isso, o fazendeiro que ocupa a área está desmatando a floresta e também invadiu e destruiu a aldeia antiga com seus três cemitérios.

O Povo Juari é formado por cerca de 100 pesoas, que estão retomando a terra, construindo casas e fazendo suas roças tradicionais.

Diz o informe de Antenor: "É mais um povo que enfrenta a morosidade do governo. Com a retomada da terra o Povo Juari pretende resgatar sua cultura, a dança, o artesanato e a pintura tradicional, bem como os nomes tradicionais dos seus antepassados, e além do reconhecimento da identidade."

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.