VOLTAR

Povo Ingarikó realiza assembléia na comunidade Serra do Sol no dia 18

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
05 de Abr de 2005

O Conselho do Povo Indígena Ingarikó (Coping) realiza de 18 a 20 deste mês a II Assembléia Geral do Conselho e a VII Assembléia do Povo Indígena Ingarikó, na comunidade Serra do Sol. O objetivo do evento é discutir a gestão da terra indígena Ingarikó, sua história, seus problemas e também as perspectivas quanto à questão do desenvolvimento sustentável.
Segundo Dílson Domente Ingarikó, presidente da entidade, a assembléia é necessária por causa da possível diminuição por parte dos índios de sua autonomia no viver e "manejar" o território, em função da sobreposição da área com o Parque Nacional do Monte Roraima.
"Da questão relacionada ao Parque Nacional, agregam-se preocupações das lideranças Ingarikó: os conflitos existentes com outros povos e/ou grupos indígenas; a dificuldade de viabilizar projetos via órgãos públicos; as mudanças sócio-culturais em curso nas comunidades e, ainda, a necessidade de reconhecimento dos limites da área Ingarikó, considerando suas especificidades sócio-culturais. Estes itens trazem à tona a necessidade de organização, de forma a definir caminhos às novas expectativas, perspectivas e problemas existentes na área", afirma Dílson.
A assembléia será "o marco inicial" do processo de desenvolvimento sustentável, com consciência e responsabilidade voltadas à preservação e interação do indígena junto ao meio ambiente. "Para isto definiu-se a situação presente a partir da vida no passado, ressaltando o modo de vida tradicional e, ainda, esclarecer questões advindas da sociedade envolvente", afirmou Dílson Ingarikó.
O evento pretende reunir aproximadamente 500 indígenas, entre lideranças tuxauas, professores, agentes de saúde, vaqueiros, líderes religiosos e capatazes das comunidades próximas à área Raposa Serra do Sol.
Além das entidades de classe estaduais indígenas e não indígenas, estarão presentes representantes do Ministério Nacional do Meio Ambiente, da Educação Nacional Ambiental, da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal do Pará, Funai Nacional e local, Ibama nacional e local, do Museu Goeldi do Pará, da Secretaria Estadual do Índio, parlamentares estaduais, federais e do Senado, entre outros interessados no tema.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.